Trabalho nº1

"Comparação entre Plataformas de Gestão de Conteúdos"



->Enunciado completo do trabalho está disponível aqui.


Utilizando a Wikipédia como ponto de partida para a nossa investigação, recupera-se a seguinte informação:

LMS: Os Learning Management Systems, conhecido como LMS, ou Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA), são um tipo de software desenvolvido sobre uma metodologia pedagógica para auxiliar a promoção de ensino e aprendizagem virtual ou semi-presencial.

Portefólio electrónico: Um Portfolio eletrónico, também conhecido como E-Portfolio, é um conjunto de registos electrónicos montados e geridos por um utilizador, geralmente na Internet. Os registos digitais podem incluir textos inseridos, imagens, objectos multimédia, entradas de um blog e também hiperligações. E-portfolios são demonstrações de habilidades do utilizador e funcionam como plataformas para a auto-expressão, e, quando disponíveis on-line, podem ser mantidos de forma dinâmica ao longo do tempo. Os E-Portfolios permitem diferentes graus de acesso público, de modo que o mesmo portfólio pode ser usado para várias finalidades.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem: são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para o Ensino a Distância, são usados para complementar aulas presenciais. Ex: Moodle, SOLAR, TelEduc, etc.


No blogue "Once a teacher"...

Rede pessoal de aprendizagem: Conjunto de pessoas com quem nos relacionamos e partilhamos informações, geralmente on-line. Originalmente, a nossa rede pessoal de aprendizagem era a família e amigos, e talvez outros professores ou colegas com quem trabalhamos, mas como a internet e ferramentas web 2.0 a tornarem-se quase omnipresentes, as PLNs podem incluir toneladas de comunidades diferentes - sites de redes sociais como o Facebook, blogs, twitter, wikis, ferramentas de bookmarking social, LinkedIn e outras tantas mais.


Utilizando a B-on (Biblioteca do Conhecimento Online) como pesquisa para o nosso trabalho, decidimos recolher alguns artigos científicos.

Ao realizar a pesquisa encontrei um artigo científico sobre E - Learning para E - Formadores, que nos explica de forma bastante simples o que são sistemas de gestão de aprendizagem. Fala-nos sobre o acesso protegido e gestão de perfis, gestão do acesso a conteúdos, comunicação formador / formando, controlo de actividade, gestão de alunos e gestão do processo de formação.

Aqui fica o link para aceder ao artigo científico:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8723/3/dos%20lms%20aos%20objectos.pdf



É, sem dúvida, um dos bons artigos que se encontra ao nosso dispor na B-on e é extremamente importante para a realização deste nosso trabalho, por outro lado, convém não esquecermos a bibliografia recomendada pelo professor. Vamos tentar retirar informações sobre os termos e conceitos mais importantes!




Para que a pesquisa e a recolha de informações não se baseie apenas na leitura, e como tentativa de dinamização do projecto, proponho que vejamos o seguinte vídeo de onde podemos retirar algumas informações preciosas sobre o que são ambientes pessoais de aprendizagem. É um vídeo que se encontra disponível no YouTube e totalmente em Português.
























Utilizando mais uma vez o recurso B-on, extraímos da mesma um artigo científico sobre um Estudo de Práticas de Acessibilidade e Inclusão Digital nas Universidades Públicas Portuguesas.

Este estudo explica-nos o que é o e - Learning, o que são os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS - Learning Management Systems), e o que são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (VLE - Virtual Learning Enviroment).

Através destas três ferramentas, essenciais nos dias de hoje, todos os alunos e professores beneficiaram no ensino / aprendizagem. Os alunos, por exemplo trabalhadores - estudantes, não podiam frequentar as aulas devido aos seus horários incompatíveis, agora já é possível visto que toda a informação que o professor lecciona encontra-se disponível 24h por dia.

"Segundo Hall (2001), definia LMS como um

"software que autonomiza a administração de eventos de formativos" (Paulsen, 2002)"

Este estudo também evidencia a necessidade de incluir deficientes sensoriais (auditivos e visuais).

Para mais informações sobre este artigo científico, fica aqui o link:

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9429/1/Challenges-Ricardo-MJGomes.pdf



Continuando a pesquisa sobre as características de Learning Management System ou LMS, Electronic Portfolio ou E-Portfolio, Personal Learning Environment ou PLE e ainda Personal Leaning Network ou PLN, deparei-me com uma apresentação disponível no slideshare, outra das ferramentas que pode servir como mais uma forma de dinamização deste nosso wiki, que de uma forma simples, rápida e intuitiva, mostra quais as várias características de ambas as ferramentas e como estas se relaccionam entre si e com o mundo da Internet em geral.

É uma apresentação bastante interessante sobre o tema em estudo, da autoria de Steve Wheeler, da Faculdade de Educação, da Universidade de Plymouth, 2009.







Continuando a pesquisa para o nosso trabalho deparei-me com um vídeo, ou melhor, uma apresentação em slideshare, sobre E - Learning, mais concretamente E-Portfolios. Este vídeo mostra-nos as suas características, vantagens e desvantagens e ainda nos mostra um caso prático de aplicação real do mesmo.




Em quase jeito de conclusão da pesquisa e recolha de informação para este projecto, não poderiamos deixar de utilizar um serviço importantíssimo, que se encontra disponível a toda a comunidade, constituindo uma ferramenta com bastante utilidade e com cada vez mais importância junto dos investigadores, como o RCAAP ( Repositório Ciêntifico de Acesso Aberto de Portugal ).

Norteada a pesquisa pelas palavras-chave, LMS, PLE, PLN e ePortfolio, ou combinações entre elas, recuperei um documento bastante interressante, uma Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta, que aborda precisamente a temática das novas tecnologias aplicadas ao nível do ensino, a emergente web 2.0 e, claro, LME, PLE, E-Portfolios e PLN.

O documento encontra-se disponível aqui.




Praticamente em suma do processo de pesquisa de informação para o nosso trabalho, realizamos uma pesquisa sobre PLN e encontramos um vídeo interessante, mais concretamente uma apresentação em slideshare. Esta explica ,o que significa PLN, para que serve, quais as suas características e vantagens.

Para que se possa adquirir mais conhecimento sobre PLN fica aqui o vídeo:






Devido à pesquisa realizada sobre as várias matérias por nós aqui abordadas, achei interessante, ainda, incorporar uma opinião sobre o PLN. Andrew Marcinek é um utilizador assiduo do PLN. Para registar a sua opinião sobre esta ferramenta criou um blogue. Nesse blogue resgista qual são as suas recomendações para a criação de um PLN, por exemplo, antes do início do próximo ano lectivo.

Deixo aqui o link:

http://iteach20.blogspot.com/2009/07/discover-your-personal-learners-network.html?dsq=12518791#comment-12518791



O trabalho está terminado...

Fim...